Geek2Me

Twitch fechou um acordo com a National Music Publishers Association. Conforme relatado pela Variety, o acordo não é um acordo de licenciamento completo, mas parece ser a base para uma parceria entre o Twitch e editoras musicais.

O anúncio afirma que Twitch criou “um novo processo em que os detentores de direitos musicais participantes podem optar por relatar certos usos de suas músicas, para abordar quando os criadores inadvertidamente ou acidentalmente usam música em seus streams.”

Com base no anúncio, parece que o acordo entre a NMPA e o Twitch tornará mais fácil para os editores de música rastrear e relatar streamers que usam suas músicas. O acordo não parece mudar as regras sobre o uso de música para streamers imediatamente, que tiveram que lidar com várias remoções de DMCA no ano passado.

O anúncio também afirma que este acordo abrirá o caminho para que algumas editoras de música optem por colaborações potenciais com criadores de conteúdo. O presidente e CEO da NMPA, David Israelite, disse que o acordo beneficiará tanto a indústria musical quanto a comunidade Twitch, respeitando os direitos dos compositores. A maior parte do anúncio fala sobre as ferramentas e benefícios dados aos editores de música, mas não especifica como esse acordo beneficiará os streamers do Twitch.

Twitch teve problemas com a indústria da música no passado, até mesmo recebendo cartas formais da Recording Industry of America, sobre violações de direitos autorais em sua plataforma. Twitch até mesmo silenciou um show do Metallic ao vivo durante a Blizzcon para evitar um ataque DMCA.